Histórico

Desde o inicio de suas atividades, em 2004, o Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS-UFES) buscou estabelecer-se como espaço de debate, produção e divulgação de conhecimentos para profissionais de Serviço Social e de áreas afins.
Os egressos encontram-se hoje inseridos em instituições de ensino superior (públicas e privadas), em instituições executoras de políticas públicas e em cursos de Doutorado no País.
Tendo como área de concentração Política Social, Estado e Sociedade, o PPGPS desenvolveu (e desenvolve) várias atividades, dentre elas o já consolidado Encontro Internacional e Nacional de Política Social (evento anual que em 2020 terá sua oitava edição internacional e décima quinta nacional). Cada encontro reúne cerca de 600 participantes de todas as regiões do Brasil e pesquisadores estrangeiros, em torno do debate sobre vários aspectos da Política Social. A realização anual do Encontro Internacional e Nacional de Política Social possibilita o intercâmbio entre pesquisadores internacionais e brasileiros, favorecendo o impacto educacional do Programa em sua interlocução com outros programas da área de Serviço Social, bem como com programas de diversas áreas afins. Cabe destacar que o EINPS, até mesmo pelos convidados nacionais e internacionais que dele participam, expressa as articulações já existentes entre o PPGPS e outras instituições brasileiras e estrangeiras e que, ao mesmo tempo, cada novo Encontro é um marco no fortalecimento dos convênios já existentes e nas perspectivas que se abrem de novos convênios.
Como evolução natural dessa trajetória, em 2009 foi criada a revista eletrônica Argumentum (www.periodicos.ufes.br/argumentum). Trata-se de um periódico interdisciplinar quadrimestral, que publica artigos e ensaios que privilegiam pesquisas e discussões sobre os eixos “Política Social”, “Estado” e “Sociedade”, bem como sobre suas diversas interações. Além disso, dedica espaço a outros trabalhos de relevância para a área de conhecimento do Programa, de acordo com as políticas de seção.
A própria criação da Argumentum revela a sintonia do PPGPS/UFES com as questões em debate pelos programas de pós-graduação da área de Serviço Social em seus fóruns específicos, em especial a que trata da necessidade de impulsionar publicações científicas de qualidade relativas aos temas de interesse desses programas. O periódico permite maior visibilidade das produções científicas da área, contribuindo para qualificar os veículos de comunicação desta (cada número publicou artigos de cinco ou mais regiões do País, além de contar com dois ou mais artigos internacionais). Como periódico de acesso livre, a revista Argumentum reafirma que a informação é um bem público; que a pesquisa científica é financiada com recursos públicos e, portanto, deve poder ser acessada pelo público em geral; e que a web permite o livre acesso à informação. Assim, a revista não apenas concorre para a consolidação institucional do PPGPS/UFES, mas vai além, na medida em que busca responder a uma demanda urgente de toda a área.
O processo de seleção para ingresso no PPGPS — programa que visa à formação e à capacitação docente e profissional — tem apontado sua adequação às demandas existentes na área de Serviço Social e/ou em áreas afins para a região onde está inserido.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 144 mestres e 17 doutores e conta com 67 alunos regularmente matriculados, sendo 35 no mestrado e 32 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Coordenação Atual
Coordenadora: Ana Targina Rodrigues Ferraz
Coordenadora Adjunta: Lívia de Cássia Godoi Moraes

Período 2018-2020
Coordenadora: Maria Lúcia Teixeira Garcia
Coordenador Adjunto: Paulo Nakatani

Período 2016-2018
Coordenadora: Vanda de Aguiar Valadão
Coordenadora Adjunta: Renata Couto Moreira

Período 2013-2016
Coordenadora: Ana Targina Rodrigues Ferraz
Coordenador Adjunto: Luiz Jorge Vasconcellos P. de Mendonça

Período: 2011-2013
Coordenadora: Marcia Smarzaro Siqueira
Coordenador Adjunto: Mauricio de Souza Sabadini

Período: 2010-2011
Coordenadora: Maria Beatriz de Lima Herkenhoff
Coordenadora Adjunta: Marcia Smarzaro Siqueira

Período: 2008-2010
Coordenadora: Maria Beatriz de Lima Herkenhoff
Coordenadora Adjunta: Marcia Smarzaro Siqueira

Período: 2006-2008
Coordenadora: Maria Lúcia Teixeira Garcia
Coordenadora Adjunta: Maria Beatriz Lima Herkenhoff

Período: 2004-2006
Coordenadora: Maria Lúcia Teixeira Garcia
Coordenadora Adjunta: Vania Maria Manfroi

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2013-2016 . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito bom)
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito bom)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910