Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes

  • A Linha 2 objetiva promover ensino e pesquisa de natureza interdisciplinar, oferecendo instrumentos teóricos e metodológicos para o estudo e a produção de conhecimentos relativos aos seguintes temas: fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Política Social; processos de formulação, gestão, financiamento e controle social de políticas sociais setoriais, com ênfase no papel dos sujeitos políticos; questão social e Política Social; Estado, democracia, cidadania e Política Social; Estado de Bem-Estar Social; movimentos sociais e Política Social; questões vinculadas a subjetividade, identidade, representações sociais e violência, em suas interfaces com a Política Social; atuação profissional nas políticas sociais.

  • A Linha 1 estuda as transformações do capitalismo contemporâneo, com ênfase no período caracterizado pela predominância da financeirização (em razão da qual se estabelecem novas relações de poder e dominação), pela expansão do endividamento dos Estados nacionais (com seus impactos sobre a questão social e sobre o crescimento da pobreza) e por profundas mudanças no mundo do trabalho e nas relações laborais e de assalariamento. Aborda a especificidade da formação e da inserção brasileira nesta ordem.

O Programa de Pós Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é uma iniciativa do Departamento de Serviço Social em parceria com professores dos Departamentos de Economia e Ciências Sociais. Iniciou suas atividades em 2004 e rapidamente consolidou-se entre os cursos de pós-graduação da área, recebendo o conceito 5 na avaliação da Capes para o período 2010-2012.
Em 2011, o PPGPS teve seu Doutorado aprovado pela Capes, iniciando a primeira turma em 2012.
Com caráter interdisciplinar e interdepartamental, o PPGPS tem como área de concentração Política Social, Estado e Sociedade e duas linhas de pesquisa:
Linha 1: Reprodução e estrutura do capitalismo contemporâneo;
Linha 2 : Políticas sociais, subjetividade e movimentos sociais
Entre as produções do PPGPS registram-se:
- Encontro de Política Social, cuja décima edição nacional e terceira internacional foi realizada em junho de 2015, no campus da Ufes;
- Revista Argumentum (http://periodicos.ufes.br/index.php/argumentum), periódico on-line (classificado pelo Qualis Periódicos da Capes como A2).

Vanda de Aguiar Valadão
Coordenadora

Renata Couto Moreira
Coordenadora Adjunta

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Política Social compreende os níveis de Mestrado e Doutorado e tem por objetivos:

  • capacitar para o exercício da docência;
  • formar pesquisadores qualificados para a condução de investigações no âmbito da Política Social;
  • enriquecer as reflexões teóricas no âmbito do pensamento social e dos profissionais/pesquisadores da área;
  • aprofundar o conhecimento para o enfrentamento de desafios emergentes que demandem a intervenção profissional;
  • fomentar a pesquisa nas diversas áreas da Política Social;
  • no caso específico do Doutorado, possibilitar a formação científica e cultural aprofundada, capacitando profissionais para desenvolver, de forma independente, atividades de pesquisa, bem como para atuar na formação de outros profissionais de elevada qualificação científica e técnico-profissional.

  • Número de Vagas oferecidas anualmente:
    Mestrado: 15
    Doutorado: 05

  • Público alvo:

Mestrado: graduados nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Obs: Excepcionalmente, poderão inscrever-se no processo de seleção, de forma condicionada, alunos que estejam cursando o último período letivo de seu curso de graduação, reconhecido pelo MEC, ficando cientes de que, em caso de classificação, somente poderão ingressar no curso se provarem, no momento da matrícula, ter obtido o seu grau, através da apresentação do diploma ou certidão de colação de grau.

Doutorado: titulados em nível de Mestrado em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e áreas afins.
Obs: O candidato que não concluiu o Mestrado deverá entregar a cópia eletrônica da versão preliminar da dissertação e, em versão impressa, carta do orientador informando o estágio do trabalho de conclusão e a previsão da defesa. No caso de ser aprovado no processo seletivo, o candidato terá que depositar no ato da sua matrícula a versão definitiva da dissertação e uma declaração do orientador indicando banca e data da defesa.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Política Social desde 2004 e o curso de Doutorado em Política Social desde 2012 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 115 mestres e 7 doutores e conta com 46 alunos regularmente matriculados, sendo 26 no mestrado e 20 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910