A trajetória dos 50 anos do Curso de Serviço Social da UFES: Projetos pedagógicos-curriculares, perfil discente e movimento estudantil.

Resumo: O Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo foi criado em 1970, pela Resolução nº 12 do Conselho Universitário e reconhecido através do Decreto 79.062 em 1976. Os mencionados atos normativos indicam que o iminente ano de 2020 marca uma trajetória de 50 anos na qual docentes, discentes, técnicos e agentes profissionais do Serviço Social participaram ativamente da formação, do exercício, da organização e da teorização profissionais, com relevante produto histórico para reflexão sobre o presente e o futuro acadêmico e profissional na área. Assim, este meio século está repleto de elementos a serem melhor compreendidos e analisados numa perspectiva de balanço histórico. Pretende-se que o acúmulo político profissional e acadêmico do Serviço Social capixaba sejam analisados através do desenvolvimento do curso de Serviço Social da UFES, considerando-se as determinações locais, nacionais e mundiais. Isto é, tem-se como fundamento teórico-metodológico o desenvolvimento da profissão em meio à particularidade do capitalismo dependente brasileiro, o qual, desde o final do século XX, é atravessado pela crise do capital. A curiosidade perante documentos do acervo do curso remeteu a dados ainda não sistematizados sobre esse processo, o que implicou a elaboração coletiva de um projeto de pesquisa que faz parte do grupo Interfaces, vinculado ao PPGPS/UFES. O tema eleito para o projeto “guarda-chuva” foi a "trajetória dos 50 anos do curso de Serviço Social da UFES", orientado por um objetivo geral com eixos norteadores, dos quais derivam projetos e subprojetos de pesquisa. O presente projeto constitui um dos eixos norteadores, delimitando como foco de investigação a relação entre os Projetos Pedagógico-Curriculares do curso de Serviço Social da UFES e os perfis e processos de trabalho das/dos docentes ao longo do período 1970-2020. As principais fontes de dados são documentos públicos que constituem o acervo próprio da UFES, a exemplo de dados funcionais e projetos pedagógicos-curriculares relativos ao período mencionado. As etapas da pesquisa compreendem: a) pesquisa bibliográfica; b) pesquisa documental; c) organização e análise dos dados e, d) elaboração do relatório final.

Data de início: 16/05/2019
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RAFAEL VIEIRA TEIXEIRA
Acesso à informação
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