Desenvolvimento local e políticas públicas de trabalho e renda: as relações de trabalho no APL do pólo de confecções da Glória (Vila Velha)

Resumo: Esta pesquisa se propõe a estudar “as políticas públicas de geração de renda tendo como foco as relações de trabalho que se apresentam nas empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local – APL, de confecção do pólo da Glória município de Vila Velha(ES), o qual se insere dentro das políticas públicas aqui problematizadas. Nossa compreensão é de que estas políticas fazem parte das estratégias de desenvolvimento econômico implementadas pelo Estado como respostas alternativas à precarização do trabalho: o desenvolvimento local e regional, o empreendedorismo e governança urbana são medidas que reorientam os projetos de desenvolvimento nacional para projetos locais. Estas medidas sofrem os impactos diretos dos acordos econômicos mundiais com as medidas neoliberais em resposta à crise que se inicia na década de 1970. Esta crise tem suas raízes no processo de acumulação do capital, tendo fortes impactos sobre o trabalho, entre os quais podemos citar: o desemprego, a desigualdade, a desproteção de significativas faixas de trabalhadores crescendo o trabalho precarizado, a subproletarização e o aumento da informalidade.
É neste contexto de grande incentivo à perspectiva empreendedora pelas políticas de geração de renda que mais se instigam as formas de precarização das relações e condições de trabalho, uma vez que os microempreendimentos são atividades presentes nas margens da cadeia de valor das empresas de grande capital. Nosso interesse, portanto é estudar as relações de trabalho que emergem no centro destas atividades uma vez o trabalhador deixa de ser portador da proteção social pelo predomínio da informalidade, além da tendência de maior rotatividade, tempo parcial de trabalho, empregos casuais, e a subcontratação. Pensar este atual universo de trabalho como um campo que sustenta a atual fase de acumulação capitalista é o nosso foco de pesquisa tendo como objeto empírico as empresas do Arranjo Produtivo Local de confecções da Glória, enquanto uma ação inerente as políticas públicas que são instrumentalizadas para ações de livre iniciativa como um meio de incremento do desenvolvimento da economia local.

Data de início: 01/05/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado RENATA SOUZA CASSIMIRO
Aluno Mestrado DAYENY KARYNE CORDEIRO SABINO BRAGA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910