A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SUAS PARTICULARIDADES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Resumo: A preocupação central de nosso estudo é a análise do processo de gestão, controle e financiamento da Política de Assistência Social (PAS) e suas particularidades no estado do Espírito Santo no período de 2005 a 2008.
Neste sentido, visando aprofundar e compreender esta política, temos como questões norteadoras de estudo:
1- Concepção e conteúdo da política: qual a primazia do Estado na condução da política? Qual a relação entre órgão gestor e as entidades assistenciais não governamentais? A quem se destina a Política de Assistência Social e quais são suas demandas ? Qual o processo de formulação do Plano Municipal de AS? Qual o conteúdo e implementação do PMAS (ações previstas - benefícios, serviços, programas e projetos de As no âmbito dos municípios em nível básico e especial - média e alta complexidade e implementação das ações previstas)? Qual a articulação entre a Política de As e as demais políticas com ênfase para a saúde, criança e adolescente e idoso?
2- Gestão da política: Qual o lócus institucional da PAS? Qual a política de recursos humanos? Como ocorre a publicização da PAS? Como ocorre o monitoramento e a avaliação da PAS? Qual a relação entre o SUS e o SUAS?
3- Financiamento e orçamento da política: criação do Fundo de Assistência Social; fontes e origem dos recursos; garantia de recursos próprios na Lei Orçamentária; previsão de fontes na Lei Orçamentária Anual; existência de Legislação que garante fontes próprias; movimentação dos Recursos do FAS (conta específica para movimentação do FAS; etc); responsável pela gestão do Fundo.
4- Controle social pelos conselhos: Como e que tipo de representação dos movimentos sociais? Como ocorre a participação das representações dos movimentos sociais?

Data de início: 01/08/2009
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado MARCIA SMARZARO SIQUEIRA
Coordenador ANA TARGINA RODRIGUES FERRAZ
Pesquisador MARIA HELENA ELPIDIO ABREU
Pesquisador MARIA LUCIA TEIXEIRA GARCIA
Pesquisador MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910