Interpretações sobre o desenvolvimento brasileiro. Uma reflexão à luz dos clássicos da formação nacional

Resumo: Este projeto emerge de discussões por mim travadas na disciplina
Pensamento Social Brasileiro, ministrada no programa de Pós-Graduação em Política Social CCJE/UFES, e das orientações lá conduzidas. Considerando a dramática intensificação da crise econômica a partir de 2008 e os efeitos daí decorrentes nos âmbitos político, social e econômico, alguns autores tem
buscado estabelecer novas interpretações acerca da assim chamada
“Formação Nacional”. Tal como no início dos anos 2000, por ocasião das comemorações dos “quinhentos anos” do Brasil (citando as reflexões de Marilena Chauí, em especial o livro O mito fundador e sociedade autoritária como um exemplo daqueles esforços), verificamos atualmente que
significativas reflexões têm trazido novamente à baila autores como Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Celso Furtado, Florestan Fernandes, Raymundo Faoro, Jacob Gorender, entre outros, sempre revisitados nos momentos de agudização da questão social e das crises, situações nas quais as características de nossa sociedade se tornam mais evidentes. Jessé de Souza, em A Elite do Atraso, sintetiza exatamente este movimento, ao estabelecer
um diálogo com os “intérpretes do Brasil”, indicando a escravidão, e não o patrimonialismo, como a semente de toda a sociabilidade brasileira. No mesmo movimento de reinterpretação, mas em outra perspectiva teórica Plínio A. Sampaio Jr (org) em Jornadas de Junho: a revolta popular em debate, busca o entendimento dos levantes contemporâneos à luz das teorias revolucionárias. Neste contexto em que novas visões vêm à baila, objetiva-se contribuir com a área de Serviço Social enfrentando o reexame dos chamados clássicos e sua importância para a realidade brasileira contemporânea, bem como seus desdobramentos no sentido de estabelecimento de mediações entre teorias e categorias totalizantes e de caráter mais abstrato e o plano histórico-concreto – uma visão de Brasil.

Data de início: 11/12/2019
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador ROGÉRIO NAQUES FALEIROS
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