Investigando a Financeirização Pelos seus Teóricos.

Nome: PEDRO ROZALES RODERO DOMINCZAK
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/06/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MAURICIO DE SOUZA SABADINI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO CÉZAR DE M. MOTA Examinador Externo
MAURICIO DE SOUZA SABADINI Orientador
PAULO NAKATANI Examinador Interno

Resumo: Partimos do fato de que, nas últimas décadas, em especial a partir da década de 1980, o capital retoma parte da lucratividade perdida na década anterior. Essa retomada da lucratividade, contudo, se dá sobre características fortemente diferenciadas da acumulação que marcou o crescimento do período conhecido como os 30 anos dourados do capitalismo (sobretudo para a perspectiva das classes dominantes dos países centrais). Nesse sentido, nosso pressuposto é que, desde a virada operada pela crise estrutural da década de 1970, a esfera financeira ganhou autonomia em relação ao ciclo global da reprodução capitalista. E, decorrente dessa autonomia, a esfera financeira salta à condição de dominância em relação ao ciclo global. Assim, o objetivo geral desta dissertação é analisar os trabalhos que, pela perspectiva crítica, têm como objeto a esfera financeira. E nosso objetivo específico é compreender como a esfera financeira se relaciona com o ciclo global da reprodução capitalista.
Para compreender as relações existentes entre o que estamos designando como esfera financeira e as outras esferas do capital (capital produtivo e capital comercial) percorreremos dois grupos de trabalhos que se dividem, fundamentalmente, na concordância e discordância de nosso pressuposto. O primeiro grupo ao qual designaremos por teóricos da financeirização acredita que existe uma autonomia (ainda que relativa) da esfera financeira sobre a esfera produtiva e comercial de capitais. O segundo grupo é composto por trabalhos que, ainda que não tenham uma unidade de posições quanto a análise dos principais traços da acumulação capitalista atual, discordam da afirmativa de que a esfera financeira possui uma autonomia em relação à esfera produtiva. Para este grupo, se houver algum tipo de dominância ela só poderia existir do capital produtivo sobre o ciclo global.
Dessa forma, quais seriam as principais características deste novo momento? Quais as causas que teriam impulsionado um crescimento tão acelerado da esfera financeira? Se vivemos em uma fase do capitalismo com forte influência financeira, em que consiste a financeirização, termo que aqui adotamos? E, principalmente, qual o seu relacionamento com o ciclo global do capital? Ela contribuiu para o desenvolvimento da acumulação capitalista ou pode ser considerada como refratária ao desenvolvimento e a expansão do capitalismo? Estas serão as questões que serão trabalhadas ao longo da dissertação.

Palavras-chave: financeirização, capital produtivo, capital a juros, capital fictício.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910