O Caráter Político-Pedagógico dos Movimentos Populares de Bairro da Grande São Pedro: avanços e recuos sob o imperativo da ordem capitalista

Nome: CELIA BARBOSA DA SILVA PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA TARGINA RODRIGUES FERRAZ Examinador Interno
MARIA BEATRIZ LIMA HERKENHOFF Examinador Interno
MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES Orientador
MAURÍCIO ABDALLA GUERRIERI Examinador Externo

Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo os movimentos populares de bairro da região da Grande São Pedro. Tomamos como foco, as ações organizativas das associações de moradores, enquanto práticas político-educativas. Apesar de a Grande São Pedro ter ficado conhecida na década de 1980 pela situação de miséria, os moradores desta região, historicamente perpassada pelo fenômeno da segregação socioespacial, encontraram nas adversidades, motivação para a organização do movimento popular como forma de construir sua história e afirmar sua cidadania. Totalmente transformada no que tange à sua urbanização, a região ainda hoje apresenta um cenário adverso para os moradores. Nesse sentido a importância da organização dos moradores na atualidade é fundamental para lutar contra as situações de opressão que se impõem sobre os mesmos. Entretanto, o quadro que os atuais movimentos populares de bairro desta região apresentam é de reprodução de um modelo político-cultural marcado pelo individualismo, com traços peculiares da formação social brasileira - caracterizada por práticas de centralização, dependência e clientelismo político. Deve-se registrar que apesar de também trazerem traços de lutas e resistência, a forma como atualmente acontecem, com ações em níveis imediatos, esvaziadas de conteúdo político mais amplo, sem articulação com movimentos mais abrangentes, acabam se expressando em um associativismo individualizado. Desta feita, reiteramos neste trabalho a necessidade de a classe trabalhadora brasileira retomar, reconstruir espaços que contribuam com a formação de lideranças, com a qualificação das bases desses movimentos, para que seus protagonistas possam consolidar uma prática político-educativa fundamentada na educação popular e com isso venham adensar as lutas da classe trabalhadora e somar no projeto de construção da contra-hegemonia, visando a transformação social. Buscar-se-ia neste sentido, a consolidação de um projeto social mais igualitário, justo e verdadeiramente democrático, no qual seja possível a emancipação humana.

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