Afirmação política e política afirmativa - cotas para negros na Universidade Federal do Espírito Santo

Nome: ARTHUR LEMOS COUTINHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA HELENA ELPIDIO ABREU Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA TARGINA RODRIGUES FERRAZ Examinador Interno
GUSTAVO HENRIQUE ARAUJO FORDE Examinador Externo
MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES Examinador Interno
MARIA HELENA ELPIDIO ABREU Orientador
SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS Examinador Externo

Resumo: O presente estudo é fruto de reflexões ideológicas, políticas e acadêmicas acerca do papel das políticas de ações afirmativas para a
população negra no Brasil, inseridas num contexto de históricas
desigualdades raciais. A aprovação de lei federal 12.711/12, que institui e regulamenta o uso das reservas de vagas, cotas, para acesso de estudantes aos cursos de graduação das instituições de ensino federais brasileiras, possibilitou um percentual da reserva para candidatos auto-declarados pretos, pardos e indígenas. Nesse contexto, mediante sucessivas problematizações a respeito do aspecto racial da legislação sancionada, o objetivo desta dissertação é avaliar a implementação da lei de cotas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a partir da aprovação da lei 12.711 no ano de 2012. Visualizar o aumento no ingresso de alunos auto-declarados negros nos cursos de graduação da única Universidade Federal do Espírito Santo, após a implementação da referida lei, foi uma questão que permeou todo o estudo. Tal questão é respondida através do levantamento estatístico da quantidade de alunos ingressantes na UFES antes da utilização de cotas sociais (2006-2007), com a utilização apenas de cotas sociais (2008-2012) e com a utilização de cotas sociais e com o recorte racial (2013-2017), após a aprovação da lei 12.711/12. Para tanto, o presente estudo foi efetuado através de uma pesquisa documental - legislações e dados de matrículas dos alunos ingressantes - de abordagem quali-quantitativa. Tendo por objetivo
avaliar o modelo de cotas implementado a partir da legislação aprovada em 2012, foi possível verificar a importância da utilização de cotas para
negros afim de interferir no maior ingresso e conclusão destes alunos na UFES.

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